top of page
  • Instagram
  • LinkedIn

#BlogDasDocs



Eu era apaixonada por uma marca. Aliás, como uma boa libriana, já caí de amor por várias.

Confesso que as marcas me ganham nos pequenos detalhes, mas adivinha? Elas também me perdem nos pequenos detalhes.


Desde que fiz do mundo a minha casa, pude experimentar várias hospedagens. Vale ressaltar que para uma viajante essa é uma das partes primordiais. Afinal, lar é onde o amor está. Se eu me hospedar em um lugar em que não me sinta acolhida e abraçada, toda a experiência vai por água abaixo.


Para onde vai o lar se o amor não está? Tudo se perde.


Durante 1 ano eu me hospedei várias vezes em uma rede que dizia em seu slogan: somos o seu lar pelo mundo. Durante esse período eles realmente foram. Me encantaram nos pequenos detalhes. No atendimento, na qualidade do apartamento, no café deixado na prateleira, na escova de dente feita de bambu, no aroma do travesseiro e até mesmo no checkout.


Eu era uma verdadeira brand lover. Indicava. Voltava. E jamais reclamava. Mas o amor se foi quando a marca não soube dizer adeus.


A última hospedagem foi do dia 29/12 até 01/01. No dia 31/12, entrei em contato com a marca para estender o meu período por lá. Eles demoraram para responder, insisti e nada…No dia 01/01 implorei por ajuda, eu precisava de mais uns dias. Sabe o que recebi? A seguinte mensagem:


"Estamos encerrando as operações no Brasil, o prédio que você está, ficou na nossa gestão apenas até o dia 31/12.Então nem por site, nem por plataforma nenhuma está sendo possível estender ou alugar. Também não temos nenhum contato ou orientação para você buscar alguém, qualquer coisa fale com o porteiro.”

Eu não precisava de muito. Não esperei uma carta e um bûque de flores agradecendo pela parceria. Mas eu como cliente assídua merecia uma assistência, um aviso prévio e mais cuidado.


A marca simplesmente foi embora e me deixou na mão. Não trouxe nenhuma solução. Não me abraçou. Sim, ela encerrou no Brasil. Mas eu viajo, e muito. Então, se ela tivesse sido mais humana na despedida, com certeza eu buscaria a marca em outros lugares do mundo. Agora ela se tornou apenas uma lembrança e um machucado na minha coleção de marcas do coração.


É como diria aquela frase: o jeito que vão embora, diz tudo.

Conquistar e vender é fácil. Agora saber se despedir, encerrar uma parceria…Ah, isso é somente para marcas nobres. E ser nobre é ser humano, gentil e empático.


Quando aprendi isso, inclui na hora como premissa na minha empresa (a clínica Dra. Social Media): saber dizer adeus. Nós agradecemos a parceria. Assumimos nossos erros. E deixamos claro que as portas estarão sempre abertas.


Todos os clientes ficam com todos os materiais, sentem-se abraçados e recebem tudo o que precisam para continuar sozinhos.


Lembre-se: o mundo gira. E muito mais rápido do que você imagina. Um dia você está no topo. No outro não. De repente, volta para o topo. Desce. Sobe. Como uma verdadeira montanha-russa.


Com isso, aprendi que o mundo não é só dos mais fortes. O mundo é dos mais humildes e verdadeiros.

Atualizado: 21 de jun. de 2022




Ao longo da nossa trajetória como doutoras que salvam marcas, recebemos muitos pacientes com negócios que não tinham durado sequer um ano, pois não conquistaram sua audiência. Muitas vezes eram ideias boas, mas que não foram lapidadas para terem um diferencial de mercado.


Hoje nós vamos te contar o segredo de um negócio prosperar e, de quebra, te ensinar como sua marca pode deixar uma marca no mundo e conquistar pessoas.



Os 3 passos para construir uma marca forte


Existem 3 etapas fundamentais que não podem ser puladas se você deseja ter uma marca que vai nascer e se jogar no mundo: branding, marketing e estratégia de conteúdo.


Afinal, apesar de serem 3 universos diferentes, eles se complementam - já que cada um tem uma função dentro do plano estratégico de um negócio.



Branding


Antes de tudo, quando criamos uma marca, precisamos ter algumas coisas muito claras, pois, assim como as pessoas, as marcas têm uma identidade: seu propósito, seus diferenciais, seu posicionamento, como se comunicam, etc.


Então, o branding é a primeira etapa dessa construção porque ele ajuda a identificar e desenvolver uma marca para que ela gere identificação e se conecte com pessoas. Essa é uma etapa, portanto, de autoconhecimento. E é com um bom trabalho de branding que vamos desenvolver uma marca irresistível que as pessoas queiram comprar.


Afinal, o consumidor tende a se conectar e escolher aquilo que gera desejo, emoção e identificação. Já parou para pensar nisso?



Marketing


Agora que você tem uma marca desejada, chegou a hora de vender seus produtos ou serviços. É aqui que entra a estratégia de marketing. Com a estratégia de branding definida, é hora de mergulhar no modelo de negócio, identificar os gaps de vendas que serão preenchidos com o trabalho de marketing, analisar sua concorrência para encontrar pontos de superação e pensar em detalhes comerciais: como seu produto ou serviço vai ser distribuído? Como precificar o que você vende para seu negócio obter lucro?


Por isso, o plano de marketing é muito importante. Ele vai agregar valor à sua proposta de branding: é nele que os pontos do seu negócio se conectam.



Conteúdo


Sua marca passou pela etapa de branding e de marketing. Agora, chegou a hora de botar a mão na massa e pensar no plano tático que vai colocar em prática tudo o que você imaginou para o seu negócio.


Sendo assim, o plano de conteúdo vai identificar o DNA da sua marca, como ela interage no online e offline, a linha editorial, os canais que fazem mais sentido para o seu negócio e até os emojis que você deve usar para ser lembrada pelo público! Aqui na clínica, chamamos essa etapa de “revolução”, pois é o grande passo que prepara seu negócio para ser relevante e ganhar autoridade, e revoluciona (mesmo!) a forma de contar sua história para o mundo!



Criando uma marca referência


Agora, imagina a cena: o paciente chega aqui na clínica sem nenhuma dessas estratégias e diz: quero um perfil no Instagram para vender um produto que criei. O diagnóstico das doutoras é dado na hora: seu negócio até vai nascer e sua ideia pode ser muito boa, mas sua marca vai entrar em coma junto das outras ideias que não se sustentaram porque pularam as 3 etapas necessárias para ganhar relevância, autoridade e audiência.


Ou seja: branding cria, marketing vende e o conteúdo estratégico traz consistência. Tudo em conjunto, como os sistemas do nosso corpo que se conectam e trabalham em equipe para fazer a gente ficar de pé.


E quer saber a melhor parte dessa história toda? A Dra. Social Media te acompanha em todas as etapas de saúde de uma marca, disponibilizando uma equipe médica que vai mergulhar na sua dor e trazer o melhor direcionamento para sua marca ser referência no mercado!


Está na hora de tirar o seu negócio de milhões do papel. Não sabe por onde começar? As doutoras te ajudam!



Uma coisa é fato: as marcas são como pessoas e cada pessoa é sua própria marca. Mas, antes que fique confuso, nossa equipe médica vai te explicar a importância de contar histórias em 2 diagnósticos rápidos e precisos com algumas dores que você pode estar sentindo, mas desconhece o tratamento.



Sua marca não tem coração


Marcas humanizadas não são mais aquelas que postam fotos de pessoas no feed ou que são divertidas sem propósito. São aquelas que despertam emoções, que fazem as pessoas se sentirem acolhidas, entendidas, seguras e amadas.


Portanto, marcas humanizadas existem para fazer as pessoas se sentirem parte de alguma coisa. E é aí que entra um fator muito importante: a humanização acontece quando você conta uma história que causa uma ação no outro. Se você descobrir essa ponte, nunca vai te faltar assunto para abordar nas redes sociais.


E por que estamos falando em humanização? Porque as marcas são como humanos (já que precisam entender, sentir e provocar emoções) e cada pessoa é sua própria marca. Para te explicar melhor sobre isso, vamos para a segunda grande dor:



Os executivos acham que só a marca precisa de estratégia


Você já entendeu que cada pessoa é uma marca, mas agora vamos te explicar os impactos disso na sua comunicação.


Antes de tudo, vale lembrar que, quando você (você mesmo, a pessoa que está lendo este texto!) decide ingressar em uma rede social, sua marca pessoal vira pública. Se, nessa rede, você opta por ser frequente, expor suas opiniões, seu posicionamento e suas histórias, deve atrair para seu espaço outras pessoas interessadas no que você tem a dizer. E, quanto mais faz isso com constância, mais gera autoridade e relevância.


Entretanto, quando você não faz isso claramente, acaba deixando seu posicionamento aberto a interpretações. E é como diz aquele ditado: quem não é visto não é lembrado. Ou mais do que isso: pior do que ser esquecido é ser lembrado como alguém que não criou laços com o público, que não encantou com as histórias que poderia ter contado e não se conectou com as pessoas. Um executivo que não tem nada a dizer deixa muito a desejar.


Por isso, seguir um plano de branding pessoal em paralelo ao da sua empresa é fundamental para CEOs, alta liderança ou executivos que precisam construir reputação digital. Afinal, nenhuma marca conta uma história sozinha. E, quando trazemos pessoas relevantes para a linha de frente das marcas, fortalecemos e entregamos ainda mais valor para o negócio.


Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas. Se você for uma das pontes para conectar seu público ao seu negócio, as chances de gerar identificação ultrapassam qualquer fronteira. E você só tem uma missão: contar histórias que encantem.



E agora, doutora, por onde começar?


Simples: nenhuma comunicação é clara e encantadora sem esforço, mas você não precisa fazer tudo sozinho. As nossas doutoras têm tratamentos específicos para quem deseja potencializar sua voz nas redes sociais e gerar mais autoridade e relevância. Somos especialistas em criar marcas que contam histórias por meio das pessoas.


Por isso, nosso diferencial vai além de dar voz às pessoas: nós fazemos seu coração bater de novo. E, com os batimentos cardíacos em dia, você e seu negócio estarão em total sintonia: contando histórias, encantando pessoas e deixando uma marca no mundo.



Chegou a hora de fazer isso de um jeito simples, encantador e profissional. Quando estiver pronto, é só nos chamar!



1
2
bottom of page